Ainda sobre a pistinha…

p

Acho que vai ter gente jogando telejogo todas as quartas-feiras... :p

Tive lá hoje à tarde pra aprender a mexer com o sistema. A pista realmente tá linda!

Existem 3 “estados” de funcionamento. Um deles é totalmente randômico, baseado em alguns algoritmos relacionados com a teoria do caos (?), e que fazem com que os desenhos nunca se repitam. De acordo com o Facundo, são mais de 70 bilhões de combinações possíveis…

O outro é controlado por uma entrada de vídeo S-VHS. É possível conectar qualquer aparelho, desde um laptop até um DVD. E aí, a imagem se transforma em uma mancha 8-bit espalhada pelos 40 metros quadrados de teia. A turma da Moo e também outros VJs paulistanos já estão produzindo conteúdo específico para o Basement. Um desafio e tanto para essa turma que agora, além de pensar na estética, também precisam levar em conta a iluminação. E o povo q adora criar nomenclaturas e categorias, será q já batizaram essa nova função? Light-VJockey, sei lá?

O terceiro estado é o mais legal: o dos joguinhos!!! Por enquanto só programaram o telejogo, mas em breve também estarão disponíveis o Space Invaders, o Tetris, o Pacman… e eles funcionam como um videogame real! Alguém tem que jogar de verdade para que haja alguma movimentação. Já viu quem vai assumir o comando da brincadeira às quartas, né? heheheh

E tem outro detalhe: toda a pista foi construída tendo como base o arduino. Nunca tinha ouvido falar nessa tal história, mas é o seguinte: trata-se de uma plataforma aberta de desenvolvimento de protótipos que tem por fundamento o uso de materiais facilmente encontráveis no cotidiano e que sejam relativamente simples de montar, tanto do ponto de vista de hardware como do software. Foi pensada para o desenvolvimentos de trabalhos de artistas, designers, curiosos e qualquer pessoa cujo trabalho tenham interface com a arte e a tecnologia. Desde os cabos até os mais de 1000 controles do sistema (cada um deles está dentro de uma capa de fita VHS e dentro da capa existe um chip de computador 486, por exemplo). Os leds são envoltos por mangueirinhas transparentes e cobertos por cola plástica. E assim vai. E de acordo com o forum desse pessoal, o Basement do Vegas é, hoje, o maior projeto arduino do mundo. É pouco ou quer mais?

Deixe um comentário